Release



A Mesa de Samba Autoral de Pernambuco é um coletivo formado por quatro compositores intérpretes, Paulo Perdigão, Selma do Samba, Rui Ribeiro e Tadeu Jr. O grupo traz um repertório de letras agradáveis, de empatia imediata com o público, trazendo arranjos que mesclam samba de breque, com sincopados de raiz e com uma levada de afoxé, inovando numa mistura de samba com ritmos pernambucanos, a exemplo do maracatu. O acompanhamento musical, além da tradicional percussão que compõem a chamada “cozinha”, vem com instrumentos de sopro, banjo, cavaco, violões e bandolim.
A origem do grupo data do dia 07 de abril de 2005, quando alguns compositores de samba começaram a se reunir em Olinda - PE, para trocar ideias e cantar sambas de sua própria autoria. A ideia era criar um novo espaço para o samba autoral e ir a contraponto à hegemonia que o gênero pagode exercia na mídia na época. Os encontros atraíram compositores, músicos, artistas e simpatizantes que formaram um público cativo e assim surgia o Movimento dos Compositores de Samba em Pernambuco.
O Movimento cumpriu muito bem seu papel, promovendo uma roda de samba quinzenal na Escola de Samba Preto Velho em Olinda PE, reunindo muitos “bambas” do samba pernambucano, oriundos das periferias do Grande Recife, anônimos do grande público, mas íntimos do segmento do samba no Estado e no cenário nacional, envolvidos com o dia a dia e os enredos das Escolas de Samba locais.
Com esta etapa consolidada, os sambistas foram seguindo seus rumos, alguns continuaram em suas carreiras solo e outros criaram um coletivo que passou a chamar-se de Mesa de Samba Autoral de Pernambuco, adotando como padroeiro São Jorge, símbolo da luta contra o dragão das adversidades. A Mesa criou um ritual para reverenciar seu padrinho, todas as apresentações são abertas com um samba em louvor ao santo e, respeitosamente, nenhum membro da Mesa consome bebidas alcoólicas durante as apresentações.
Paulo Perdigão, idealizador e um dos fundadores da Mesa de Samba Autoral de Pernambuco define assim o trabalho do grupo: "Samba é coletividade, sem essa de individualidade". Assim sendo, a Mesa de Samba Autoral de Pernambuco reúne-se quinzenalmente, aos sábados, no Bar e Livraria Almanaque, ao lado do Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda PE, para realizar sua tradicional roda de samba celebrando a alegria, a amizade e o samba autoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário